DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS
DOENÇA DE CROHN
A doença de Crohn é uma doença inflamatória que se manifesta ao longo de todo o trato gastrintestinal. Ela acomete a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode ocorrer também em qualquer parte do tubo digestivo.
Trata-se de uma doença crônica provocada pela desregulação do sistema imunológico. Pode se manifestar com surtos agudos recorrentes intercalados com períodos longos de remissão. É possível também a ocorrência de fístulas. Até 30% dos doentes com Crohn têm manifestações no ânus e região perianal. Outras manifestações extraintestinais podem surgir na pele, articulações, olhos e fígado.
RETOCOLITE ULCERATIVA
A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória idiopática que acomete cólon e reto. Caracteriza-se pela inflamação da camada superficial, restrita à mucosa.
Os pacientes apresentam diarreia crônica com sangue, sendo comum a anemia, mas frequentemente sem febre. A retocolite ulcerativa se confirma por uma conjuntura de fatores: exame clínico, laboratorial, endoscópico e análise histológica. Uma colonoscopia ou retoscopia retossigmoidoscopia ajudam a visualizar as lesões na mucosa dos segmentos mais distais do cólon e reto que são acometidos.
COLITE MICROSCÓPICA
Essa doença caracteriza-se por diarreia aquosa crônica e não sanguinolenta. Perda de peso é comum e dor abdominal discreta.
Existem dois tipos: Colite colagenosa e Colite linfocífica. A colite colagenosa é mais comum em mulheres, enquanto a colite linfocítica exibe uma distribuição igual entre ambos os sexos.
Acredita-se que a causa da colite microscópica seja de origem multifatorial. O tabagismo foi associado a um risco aumentado de colite microscópica. Foi observada uma associação particularmente forte com a doença celíaca e a doença de tireóide (distúrbio autoimune).